Franciely Chiles

A Corrida de Orientação é um esporte praticado por pessoas dos 8 aos 80 anos. Podendo defini- lo como capacidade de navegar por terras desconhecidas pelos atletas, com o auxílio de um mapa e uma bússola. Na hora da partida, o competidor recebe um mapa no qual está marcado percurso que deve ser realizado no menor espaço de tempo possível. Durante a prova, o orientador deverá encontrar os pontos de controle que são representados no terreno por prismas, os atletas deverão completar em menor tempo possivel a pernada. Esse esporte é separado por categorias conforme idade e experiênca, as categorias podem ser: N- novatos; B- difícil; A- muito dificil e E- elite; a distância vária de categoria para categoria.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Com sucesso, Fronteira da Paz sedia o Sul Americano

 


Os atletas deram um show de desportividades durante o evento

Sucesso, assim se resume a organização do maior evento desportivo de esportes ligados à natureza, da América do Sul em 2011. Livramento e Rivera foram palco, recentemente, do XIV Campeonato Sul Americano de Orientação, com a participação de 500 atletas vindos de todos os rincões do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Portugal e Suécia, que percorreram caminhos traçados em dois países, com provas no Parque Gran Bretanha e provas na região de cerros em torno do Clube Santa Rita.

Os atletas santanenses estiveram envolvidos na organização do evento, sendo desta forma, protagonistas da realização, recepção e estruturação da competição. Peo Olof Bengtson (Suécia) – da Categoria 75 Anos, – Lenna Eliasson (Suécia) 6ª colocada no ranking mundial da IOF- David Andersson (Suécia) 30º colocado no Ranking Mundial da IOF foram alguns dos destaques da competição, que premiou todas as categorias com um total de 36 troféus e 220 medalhas de ouro, prata e bronze.
“Com um custo aproximado aos R$ 40.000, entre premiação, confecção de mapas, alimentação, sonorização, transporte e sem nenhum aporte financeiro de patrocínio ou governamental, as dificuldades se tornam o maior desafio da organização, mas com parcerias conseguimos diminuir esses custos. A Intendência da cidade de Rivera, através do departamento de Esportes, foi de extrema importância para a organização, da mesma forma que o Departamento de Turismo daquela cidade”, destacou o presidente do Cofron, Dejair Barreto. A comissão organizadora agradece pelo apoio recebido da Movilcor, ao 2º R P Mon., Clube Santa Rita, aos proprietários de área, à empresa Centro Elétrico, Associação Rural, ao Corpo de Bombeiros, ao 7º RC Mec e 2ª Bateria Antiaérea, CTG Presilha do Pago, Eletrosul e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, ajudam a tocar para frente o esporte que mais cresce no mundo, a Orientação.


Atletas europeus no Sul Americano de Orientação em Livramento

Sant’Ana do Livramento recebe mais uma vez os melhores atletas da América do Sul para o Campeonato Sul Americano de Orientação, previsto para o mês de dezembro.
Mais de 600 atletas são esperados para participarem do maior evento do gênero na América Latina e, novamente, entre eles, estarão concorrendo atletas Europeus, como David Andersson que atualmente ocupa a 30ª colocação do World Ranking. Também foi campeão Mundial Júnior de Ski em 2001 e prata em 2000, ambas no percurso curto, medalha de prata no revezamento do mundial da Ucrânia em 2007, medalha de bronze no revezamento no World Orienteering Championships na França 2011 e Ouro no revezamento do European Orienteering Championships na Estônia
Lena Eliasson foi bronze na prova de Sprint em Savoie, França, e é uma das principais atletas da equipe da Suécia. Compete pelo clube Domnarvets GOIF (Suécia) e, atualmente, ocupa a 6ª colocação no raking da IOF. É uma atleta muito forte nas provas de Sprint e Médio. Além de competir orientação pedestre, Lena ganhou a medalha de prata no Mundial Junior de Orientação Ski, em 2001.


Reportagem de Dejair para o Jornal A Platéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário